quinta-feira, 30 de junho de 2011

mtv segundo wikipédia


MTV Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

MTV Brasil
Abril Radiodifusão S.A.
MTV Brasil.jpg
Informação geral
Gênero/TipoRede de televisão comercial
País Brasil
Fundação20 de outubro de1990 (20 anos)
FundadorGrupo Abril e MTV Networks
Pertence aAbril Radiodifusão
ProprietárioGrupo Abril
Cidade de origemSão PauloBrasil
SedeSão PauloSP
EstúdiosSão PauloSP
SloganMúsica pra tudo.
Principais telespectadores12 a 29 anos
Cobertura Brasil
Significado da siglaMusic
Tele
vision
Emissoras afiliadasRio Grande do Sul MTV RS
Minas Gerais MTV Minas
Pernambuco TV Recife
Alagoas TV Massayó
Tocantins MTV Araguaína
Pará MTV Belém
Maranhão São Luís TV
Pará TV Regional
Nomes anterioresTV Abril
Página oficialPortal MTV
Disponibilidade aberta e gratuita

Analógico
29 UHF (Curitiba)
32 UHF (São Paulo)
16 UHF (Belo Horizonte)
48 UHF (Rio de Janeiro)

Digital
28 UHF (em implantação) (Curitiba)
31 UHF (São Paulo)
22 UHF (Belo Horizonte) (em implantação)
Disponibilidade por satélite

StarOne C2
Banda C: 4010 MHz
Banda L: 1140 MHz
Polarização: Horizontal

Telefônica TV Digital
227
Disponibilidade por cabo

NET
Ver listagem local

TVA
19 (SDTV)
319 (HDTV)

JET
Ver listagem local

TV Show
Canal 16
Portal Televisão · Projeto Televisão
MTV Brasil[1] é uma rede de televisãobrasileira dedicada ao público jovem e pertencente ao Grupo Abril. Nasceu no dia 20 de outubro de 1990 e é a versão local da MTV.
A sede da MTV Brasil fica em São Paulo, na Avenida Professor Alfonso Bovero, 52, no bairro do Sumaré, onde ficava a sede da TV Tupi. Os estúdios se localizam no mesmo prédio do Sumaré e um é alugado do Silvio Santos,(São Paulo)e é no mesmo quarteirão da sede da MTV, é um dos antigos estúdios da extinta TV Tupi, hoje ficam os programas com platéias da MTV.
A MTV Brasil é a maior rede jovem do país e a sétima maior rede de televisão[2], sendo a primeira TV segmentada do Brasil.[3]

Índice

 [esconder]

[editar]Lançamento da MTV Brasil

[editar]Conceitos anteriores

O videoclipe chegou ao Brasil em 1975, no programa Fantástico da Rede Globo. O primeiro clipe foi da música América do Sul de Ney Matogrosso. O Fantástico foi o único programa brasileiro a produzir e veicular videoclipes até o início da década de 80, quando as produtoras independentes passaram a querer fugir do "padrão Globo" e também houve o surgimento da MTV norte-americana. Ao longo da década de 80, surgiram outros programas de clipes como Clip Trip (TV Gazeta), Som Pop (TV Cultura), FMTV e Manchete Clip Show (TV Manchete) e o Clip Clip, que era também exibido na Globo.[4]

[editar]Estreia

Após de meses de planejamento e atrasos, finalmente a MTV Brasil estreiou em 20 de outubro de 1990, ao meio-dia em São Paulo através do canal 32 e no Rio de Janeiro pelaTV Corcovado, canal 9 VHF. Primeiro saia do ar a color bar com a inscrição Rede Abril e entrava as vinhetas modernas com o logotipo da MTV. A primeira VJ a aparecer na tela da MTV foi Astrid Fontenelle.
O primeiro clipe exibido pela MTV foi o remix de "Garota de Ipanema" na voz de Marina Lima. Porém no Rio, o som falhou e a TV Corcovado colocou no ar o som de "Walk of Life", do grupo Dire Straits, enquanto as imagens eram do clipe Garota de Ipanema.

[editar]Videoclipes na MTV Brasil

[editar]Primeiro formato e VJs

Na concepção original, a MTV estava destinada a exibir videoclipes e focar em um público jovem de 12 a 35 anos. Quatro meses antes de sua estreia, a MTV abriu o concurso para seus apresentadores, que seriam conhecidos como video-jockeys ou simplesmente VJs, eram homens e mulheres jovens que tinha a função de serem os "anfitriões" dos programas. A primeira equipe de VJs era formada por Astrid FontenelleCuca Lazzaroto, Daniela Barbieri, Gastão Moreira, Maria Paula, Rodrigo, Thunderbird e Zeca Camargo, em geral os VJs tinham pouca ou nenhuma experiência na televisão.
No início, a MTV Brasil exibia muitos clipes de rock e música pop, em sua maioria internacionais. Porém, nesta epóca também houve a influência do grunge e destaque para bandas como Nirvana e Alice in Chains. Outros artistas tiveram destaque no mesmo período como foi o caso do SkankParalamas do SucessoMadonnaMichael Jackson eGuns N' Roses.

[editar]Programas segmentados

Logo em seu início, a MTV criou programas para vários segmentos musicais como foi o caso do Yo!, destinado ao hip-hop e rap; Lado B voltado para o universo alternativo e oFúria Metal, dedicado ao heavy metal e hard rock. Porém, programas como Yo! e Fúria eram exibidos em horários menos destacados como na madrugada, o que causou uma revolta nos fãs de metal.
O Lado B e o 121 (versão brasileira do 120 Minutes) eram voltados para um universo mais alternativo mostranto um pop e um rock que não seguiam as tendências do momento. O Lado B durou de 1991 a 2000, apresentado por Fábio Massari e o 121, comandado por Thunderbird, de 1991 a 1994.
Já o Yo!, que era a versão brasileira do Yo! MTV Raps, tentou inicialmente cobrir o cenário do rap/hip-hop internacional porém pela dificuldade e por pressão dos telespectadores, o Yo! passou a cobrir mais o cenário nacional.
Em meados de 1991, a MTV Brasil criou dois programas voltados ao rock pesado, o Fúria Metal (versão brasileira do Headbangers Ball) e o Gás Total, ambos apresentados pelo VJ Gastão Moreira.
Houve também programas destinados a dance music e música eletrônica como o Dance MTV, Beat MTV e o AMP. Programas como Tutti Dani, Hits MTV e Non-stop exibiam os maiores sucessos do momento.

[editar]Disk MTV

Criado em 1991, o Disk MTV era a versão brasileira do Dial MTV (precursor do TRL), com a idéia de exibir os dez clipes mais votados do dia através do telefone. Inicialmente o programa foi apresentado por Astrid Fontenelle e além de exibir os dez clipes mais pedidos, levava ao ar entrevistas com artistas e bandas. Astrid deixou o comando do programa em 1994, sendo substituída por Cuca Lazarotto, que foi substituída por Sabrina Parlatore em 1996. Sabrina deixou o programa em 2000 quando se transferiu para a TV Bandeirantes. O Disk foi temporariamente apresentado por Chris Nicklas entre julho e agosto de 2000.
Após dois meses, Sarah Oliveira assumiu o comando do Disk MTV. Ao mesmo tempo que exibia a parada musical, o programa trazia artistas no estúdio do Disk para entrevistas. Em pouco tempo o Disk se tornou o principal programa da MTV Brasil e um dos mais assistidos no seu horário. Sarah deixou o programa em 2005 para apresentar o Jornal da MTV ao lado de Rafael Losso.
Após a saída de Sarah, o Disk passou a ter apresentadoras que ficavam no comando do programa no máximo um ano, como foi o caso de Carla Lamarca (apresentadora do Disk entre 2005 e inicio de 2006), as gêmeas Keyla Boaventura e Kênya Boaventura (entre março e novembro) e por último Luisa Michelleti (entre novembro e dezembro). Em 2006, a MTV comunicou que iria focar menos na música e isso cuminou no fim do Disk MTV, que provocou várias revoltas entre os fãs do programa. Recentemente, a MTV Brasil criou uma nova versão do Disk MTV, o Top 10 MTV.

[editar]Mudanças na grade

Por suas diversas reformulações, quase sempre anuais, e maior produção de programas sobre comportamento jovem, muitos telespectadores passaram a sentir falta de uma programação basicamente musical na MTV. Em resposta a essas reclamações, a emissora passou a exibir, em março de 2006, programas focados especialmente na exibição de videoclipes e discussões sobre música, onde os telespectadores podiam interagir com a programação através de mensagens de texto e pela Internet.
No entanto, em dezembro de 2006, foi anunciado pelo diretor de programação, Zico Góes, que em 2007, a MTV passaria a exibir videoclipes somente durante a madrugada. Segundo ele, o fácil acesso a conteúdos audiovisuais na Internet (leia-se Youtube e MTV Overdrive), levou o telespectador a não querer esperar para ver um videoclipe na programação. Essa reestruturação culminou na extinção de um dos mais tradicionais programas da casa, oDisk MTV. Atualmente os video-clipes são exibidos no acesso MTV, top 10 MTV, Batalha de clipes, Faixa de clipes,MTV Lab entre outros.
No dia 3 de março de 2008, a MTV teve seu primeiro relançamento com novas atrações e passou a ter alguns programas focados na música, além de séries da MTV americana e programas de comportamento, e 12 horas de apenas videoclipes.

[editar]2011

Em 2011, a MTV declarou que faria um processo de reestruturação na emissora, já que a diretoria da emissora foi mudada. André Mantovani, ex-diretor da MTV Brasil, foi substituído por Helena Bagnoli; Cris Lobo, diretora de programação da emissora, após mais de 15 anos no comando, deu lugar à Zico Góes que já tinha estado na função de 1995 a 2008.O principal motivo da reestruturação é voltar a focar mais em música, deixando de lado a imagem adolescente, mas sem perder o que conquistou na comédia.
Visando voltar sua atenção a música a MTV anunciou uma série de mudanças na sua grade de programação. Para começar uma nova identidade visual está sendo criada. Vários VJs (como Paulo BonfáMarco BianchiKika MartinezMarina Person e Léo Madeira) foram desligados da emissora enquanto novos foram contratados[5]. Novos programas foram criados (a maioria ligados a música) e até o VMB passará por mudanças[6].

[editar]Alta definição

A MTV Brasil exibe conteúdo em alta definição. A emissora investiu US$ 15 milhões para a compra de novos equipamentos e produziu o primeiro Video Music Brasil em alta definição em 2007. A MTV e a TV Cultura foram as únicas emissoras que expressaram a possibilidade de aproveitar a multiprogramação, mas o caminho atual aponta para a alta definição na emissora.[7]

[editar]Briga com a SKY

A MTV Brasil rescindiu o contrato com a SKY Brasil (TV por assinatura) em janeiro de 2008, pois o Grupo Abril queria que além da MTV, a SKY veiculasse os canais FizTV e oIdeal, porém a SKY recusou-se. Esta tirou do ar a sua transmissão em todo o Brasil em 1º junho de 2008, exceto em São Paulo. Após passar 90 dias, a MTV não chegou a nenhum acordo com a SKY e então em São Paulo o sinal da MTV Brasil foi também retirado do ar.[8]Em substituição, a SKY colocou a MTV Hits no lugar da MTV Brasil. Em 2009, a SKY foi obrigada a transmitir a MTV para os ex-assinantes DirecTV Brasil através de uma determinação do CADE, contudo o sinal foi cortado em junho de 2010.[9]

[editar]Sinal aberto na parabólica

A MTV abriu seu sinal para todas as antenas parabólicas do país[10] (estimadas em até 18 milhões), após ficar, desde 1993, com o sinal codificado por questões legais. Apesar de ser uma emissora aberta em algumas capitais, a MTV é tratada como TV paga em boa parte do país. O canal nega que sua eventual distribuição livre tenha a ver com o corte de seu sinal na operadora SKY. Argumenta que a mudança se relaciona ao crescimento da classe C e à demanda de anunciantes, segundo informações do colunista Daniel Castro do jornal Folha de São Paulo.
Recentemente a Anatel aprovou a entrada da MTV Brasil na parabólica analógica, sendo assim o Grupo Abril agora já possui autorização para abrir o sinal no satélite Star One C2. E no dia 2 de setembro de 2008, a MTV teve seu sinal liberado para todo o Brasil via parabólica analógica. A frequência é 1140 MHz, Banda L, 4010, Banda C, na polarização Horizontal.

[editar]Grupo Abril compra a parte da Viacom

Em dezembro de 2009, o Grupo Abril adquiriu os 30% da Viacom no canal e os direitos da marca MTV no país.[11] "Sair de uma joint-venture minoritária para um acordo de licenciamento está em linha com a nossa estratégia internacional de crescimento que permite que nossas marcas sejam maximizadas em mercados chaves como o Brasil, por exemplo. Com este acordo, a MTV Brasil terá a habilidade de aperfeiçoar sua distribuição em outras plataformas, entregando aos seus clientes e consumidores a melhor conexão possível com a marca MTV" disse Sofia Ioannou, Diretora Geral da MTV Networks América Latina. A Viacom anunciou que a partir do momento só investirá em filiais dos canais VH1 eNickelodeon[12]

[editar]Programas

[editar]Música

[editar]Humor

[editar]Moda e Tecnologia

[editar]Notícias e Esporte

[editar]Séries

[editar]Desenhos

[editar]VJs

[editar]Transmissão

[editar]TV Aberta e Online

Além da transmissão aberta, a MTV também possui transmissão aberta na parabólica e Online.[13]

[editar]Disponibilidade na TV por assinatura

A MTV está disponível na maioria das TVs por assinatura do país. Como em alguns estados a MTV possui sinal aberto, ela pode estar classificada como canal regional, por exemplo, na NET. Recentemente a SKY exibiu MTV para os ex-assinantes DirecTV Brasil, porém o sinal foi cortado em meados de 2010. A MTV também está disponível na TVAJET TV e na Telefônica.

Referências

[editar]Ver também

[editar]Ligações externas

Nenhum comentário:

Postar um comentário