quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

memes


É Meme pra tudo que é lado, mas no final das contas, muita gente ainda não sabe o que é isso. Quem está na internet, já conhece bem as famosas RAGE FACESForever AloneTroll FaceMe Gusta e Fuck Yeah, que você vê na imagem aí em cima.

O famoso: Troll Face
O termo Meme, foi cunhado em 1976 por Richard Dawkins no seu livro, O Gene Egoísta. Um Meme é considerado como uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro. Uma unidade de evolução cultural que pode de alguma forma autopropagar-se. Hoje em dia este termo é usado para todas as coisas que são repetidas na internet em vários contextos diferentes.

Não existe uma fórmula exata para criar memes de sucesso, mas existem lugares onde é mais fácil os memes nascerem, como em lugares anárquicos e com muita gente. Exemplo disso é o4CHAN, o maior fórum de imagens do mundo. Tem 13 milhões de visitantes por mês. Foi lá que nasceu o Anonymous (grupo de hackers ativistas). O 4Chan é um caos, uma confusão, tudo é anônimo, mas é no canal /b/ (assuntos gerais), que rolam a maior parte das piadinhas que depois viram memes.

Com estilo bem livre e muitos participantes, fóruns brasileiros já criaram vários memes. O Dorgas e o Tenso, eram piadas internas nesses fóruns que cresceu e se espalhou. Ambos vieram do VT do UOL Jogos. O BR Chan e o Outer Space são grandes fóruns que também colaboram com a cultura memética do Brasil.

"Aham, Cláudia", "É uma cilada Bino!" "Vem, gente!", são Memes inspirados na mídia tradicional, em especial a TV. O meme "Fica vai ter bolo", surgiu no Orkut em 2010, onde ainda 79% dos brasileiros ainda frequentavam a rede social. No fim, esse meme não deu muito certo.
Mas estas coisas não surgem somente nestes lugares, por exemplo A Banda Mais Bonita da Cidade começou no Facebook, e as versões paródias dela no Youtube.

"Me Gusta"
"Tá mas péraí, Meme não é aquela carinha desenhada fazendo careta? O que que a Banda mais bonita da cidade tem a ver com isso?"

Seguinte: Meme pode ser uma imagem, uma montagem como as Rage Faces, uma gíria ou bordão como "Todos Chora", um vídeo tipo A Banda mais bonita da cidade, um traço de comportamento: "Classe Média Sofre", e mais um monte de coisa, que se espalha rapidamente.

"Mas tá ô gênio da "Lâmpida", isso aí é viral, ô seu animal!"

Mermão, Meme não é viral não. Viral é uma coisa que se espalha rapidamente, tipo... um vírus. O meme é muito maior que um vírus, além de se espalhar, ganha outras versões e pode ter o seu significado alterado. Exemplo o "Sou Foda". O "Sou Foda" é um viral, mas todo o resto, que nasceu dele é meme. "Entende?"

Opa! falou no Gênio. Tá aí - "Sou Foda":


Falando em viral, olha só este vídeo, onde pegaram os caras dos virais mais famosos e fizeram um trailer de um filme chamado "The Chronicles of Rick Roll". Figuras famosas como o Double Rainbow GuyAntoine DodsonNuma Numa e principalmente, estrelando no papel principal LEEEERROOOOYYY JENKIIIIIIIISSSS, onde você conhece melhor nesse super post do nosso amigo Fernando: Espadas, Magia, Dragões e...frango frito?
É um filme só de memes malucos, chekiRÁU:


Blogs são uns dos principais culpados em espalhar memes por aí. O Não Salvo e o Não Intendo são mestres nisso, pois eles tem uma quantidade enorme de leitores. O Reddit é um site que coloca coisas em evidência na internet, foi ele que espalhou o FFFFUUUU em janeiro de 2009. E por fim o Twitter, onde as coisas se espalham como rastro de pólvora. Foi lá que surgiu o #memeday.
Jesus Manero
A nossa querida inclusão digital, só engrandece o desenvolvimento de uma cultura de internet própria, surgindo assim, os memes brasileiros. "Tenso", "Dorgas", "Vem Gente", "Todos Chora", são totalmente produtos nacionais. E também existem as adaptações de memes gringos, como o "Jesus Manero", versão brasileira do "LOL Jesus".
E por incrível que pareça, foi aqui no Brasi, especialmente no dia 13 de maio (será que é coisa do Hidê?), que surgiu o #memeday. O Brasil é porreta!

Os memes eram piadas internas, que ganharam grande notoriedade na web, como a própria cultura da internet que era muito restrita. O futuro dos memes ninguém sabe, mas o próximo passo é invadir a publicidade. Criando assim uma relação mais próxima com o público jovem. E logo, fazendo parte da cultura de todo o povo.



Duvidou desse negócio que falei da publicidade? Então dá uma olhada nesse vídeo aqui, é só da Sony Ericsson, usando o Forever Alone para promover a Xperiathon, uma maratona que qualquer um possa correr sozinho. 


Alone.......... Forever.

Bom, pra terminar, se você quiser saber muito mais e principalmente, melhor explicado, assista o vídeo abaixo do Olhar Digital, que faz uma baita reportagem sobre o assunto, e depois o Rap dos Memes, que explica tim tim por tim tim esse assunto. Ah, e também confira a Memepedia, no site Youpix, que explica mais ainda: 






Fonte: YouPix
http://knowyourmeme.com/
Wikipedia
Imagens da Internet

---------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário